Por Edson Junior
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na última segunda-feira (26), o regulamento da Copa do Brasil 2023. E uma mudança foi anunciada para a Copa do Brasil de 2024. A CBF irá extinguir as vagas para a competição via ranking nacional de clubes.
Com isso, 80 das 92 vagas serão distribuídas pelo campeonato estadual, fortalecendo as federações e fazendo com que os grandes clubes levem mais a sério as competições do seu estado.
O Sport que é o líder do estado no ranking nacional de clubes tinha vaga garantida na competição através desse critério. Agora o clube também poderá buscar sua classificação na competição nacional via Estadual. Pernambuco terá três clubes na edição 2024 da competição.
Neste ano, Náutico campeão, Retrô vice-campeão e Santa Cruz terceiro colocado garantiram suas vagas na competição pelo desempenho no Estadual que agora passa a ter uma importância maior após as mudanças. As três equipes iniciam a competição na primeira fase.
O Sport se beneficiou com a classificação do Fortaleza para a Libertadores e ficou com a vaga destinada para a Copa do Nordeste, com isso, inicia a competição já na 3° fase em 2023. Com a eliminação nas quartas de final do Estadual, o Leão poderia ficar de fora da competição sem o critério do ranking.
Com essas alterações que começam a valer a partir de 2024, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná terão cinco vagas.
Pernambuco, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão terão apenas três vagas. Os demais estados terão direito a dois representantes. 12 times vão garantir vaga na competição e estrear na 3° fase da Copa do Brasil em caso de classificação para a Libertadores de 2024, ou sejam campeões das edições de 2023 da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Brasileiro. Caso essa lista não preencha as 12 vagas, as restantes serão distribuídas no Campeonato Brasileiro da Série A.