Por Edson Junior
Nas quartas de final da Copa do Mundo, Brasil e Croácia se enfrentaram no estádio Cidade da Educação. A seleção brasileira encarando a atual vice campeã do mundo que buscava encaixar o seu jogo cadenciado, enquanto a seleção brasileira buscava impor seu jogo com agressividade na marcação e seu talento ofensivo fazer a diferença.
Um primeiro tempo equilibrado. O Brasil repetiu a mesma escalação da partida contra a Coréia do Sul, porém não conseguiu repetir a mesma atuação. O time teve um pouco de dificuldade com a marcação adiantada do time croata, que por sua vez não trouxe perigo à meta brasileira, apenas com bolas alçadas na área, porém sem exigir de Alisson.
A seleção brasileira chegou com perigo em alguns lances. Aos 4, Vinícius Jr. recebeu na esquerda, bateu rasteiro e Livakovic defendeu. Aos 19, Vinícius Jr. tabelou com Richarlison e bateu, Livakovic defendeu. Um minuto depois, Neymar avançou pela esquerda e bateu próximo a área, Livakovic mais uma vez defendeu. Aos 41, Neymar cobrou falta, a bola desviou na barreira e Livakovic pegou mais uma vez.
No segundo tempo, a seleção brasileira voltou melhor e chegou com mais perigo. Aos 9, Neymar recebeu de Richarlison e bateu rasteiro, Livakovic defendeu. Aos 20, Neymar passou a bola para Paquetá, que ganhou da marcação e bateu para boa defesa de Livakovic. Aos 28, Neymar bateu de fora da área, a bola desviou e Livakovic ficou com a bola. Aos 30 minutos, Rodrygo fez boa jogada no meio, rolou para Richarlison que ajeitou para Neymar que bateu de esquerda e Livakovic travou o chute.
Aos 34, Casemiro cruzou, Rodrygo ajeitou para trás e Paquetá bateu, Livakovic fez a defesa. 40 minutos, após cruzamento de Antony a bola sobra e Militão chuta com desvio. No último lance do segundo tempo, Antony puxou para o meio e bateu de canhota para defesa de Livakovic.
No primeiro tempo da prorrogação, o Brasil continuou martelando a Croácia com posse de bola e jogando no campo de ataque. Aos 10, Thiago Silva cruzou, Pedro tentou o voleio mas a bola ficou nas mãos de Livakovic. No último lance do primeiro tempo, o gol brasileiro. Rodrygo toca pra Neymar, que tabela com Paquetá, dribla Livakovic e manda pro fundo da rede.
No segundo tempo, a Croácia se lançou ao ataque, enquanto o Brasil buscava manter a bola no campo de ataque. Modric passou para Vlasic que abriu na esquerda com Orsic que cruzou rasteiro para Petkovic empatar o jogo.
Nas cobranças de pênaltis, Vlasic, Majer, Modric e Orsic converteram. Pelo lado do Brasil, Casemiro e Pedro converteram, mas Rodrygo parou em Livakovic e Marquinhos acertou a trave, culminando na eliminação brasileira.
Brasil: Alisson; Éder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro) e Vini Jr (Rodrygo).
Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Kovacic (Majer), Pasalic (Vlasic) e Modric; Perisic e Kramaric (Petkovic).
Cartões Amarelos: Danilo, Casemiro, Marquinhos (BRA); Brozovic, Petkovic (CRO)
We're heading to penalties! 👀#FIFAWorldCup | #HRV #BRA
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 9, 2022