Por Marcos Leandro
Surpreendido com a pesada punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Sport vai recorrer da decisão do tribunal. No julgamento realizado na última quarta-feira (9/11), o rubro-negro foi punido com a perda de oito mandos de campo (portões fechados), multa de R$ 180 mil, além do ponto conquistado contra o Vasco. Tudo isso em função da invasão de alguns torcedores ao gramado do estádio da Ilha do Retiro no jogo contra o cruzmaltino, pela 35ª rodada da Série B.
O departamento jurídico do time pernambucano entendeu como desproporcional a pena aplicada diante de todo o contexto que envolveu os fatos ocorridos no jogo contra o Vasco, tendo em vista também outros exemplos similares.
Veja a situação contratual do elenco do Sport após a conclusão do Brasileiro
Sport estuda não renovar contrato de TV aberta após baixa proposta
“Fomos surpreendidos com o grau de penalização que foi imposta ao clube, nunca antes visto. Não somos irresponsáveis de querer que não sejamos punidos, qualquer infração merece ser punida. Mas em momento algum aceitaremos o grau de penalidade imposto, algo jamais feito antes. Estamos preparando o recurso e vamos buscar uma forma mais justa e tentar brandar a penalidade imposta”, afirmou o vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes.
Após julgamento do STJD, o Sport informa que vai recorrer da decisão. O jurídico entende como desproporcional a pena aplicada diante dos fatos ocorridos no jogo contra o Vasco, tendo em vista também outros exemplos parecidos.
Leia mais: https://t.co/IHZtV4XaQr pic.twitter.com/nbmmPfMc6H
— Sport Club do Recife (@sportrecife) November 9, 2022
Vale a pena destacar que a punição de mando de campo será cumprida só na Segunda Divisão do ao que vem, por conta da natureza da competição, diferente da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, por exemplo. Como o Sport já jogou contra o Operário com portões fechados, pela penúltima rodada da Série B deste ano, a punição real será de sete jogos, boa parte do primeiro turno.
O julgamento durou cerca de seis horas. Com a sentença, o Sport foi considerado derrotado por 3×0 no jogo contra o Vasco, perdendo um ponto na classificação final da Segundona – caiu para 56 pontos, mas mantendo a sétima colocação. Já o time carioca ganhou mais dois pontos (a partida tinha acabado empatada por 1×1), subindo para 64 pontos, em terceiro – ultrapassou o Bahia, com 62.