Por Marcos Leandro
O milagre não aconteceu e o Sport vai mesmo jogar de novo a Série B do Campeonato Brasileiro em 2023. O Leão sequer fez sua parte, ao ficar no 0x0 com o Vila Nova, neste domingo (6/11), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO), pela 38ª e última rodada da competição.
O rubro-negro precisava vencer o jogo de goleada para ter alguma chance de acesso. Mesmo que tivesse cumprido sua missão, de nada adiantaria, uma vez que o Bahia bateu o CRB por 2×1 no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). O segundo tempo foi disputado com o gramado completamente encharcado por conta da chuva.
Desta forma, o Tricolor de Aço acabou com 62 pontos, ficando em terceiro lugar e garantindo sua ascensão para a elite nacional. O Sport terminou com 57 pontos, em sétimo lugar. Cruzeiro, Grêmio e Vasco também vão jogar a Série A no próximo ano.
🙌🏽 Esquadrão vence CRB numa Maceió invadida por tricolores (2 a 1), gols de Daniel e Mugni, e confirma o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro na 3º posição, com 62 pontos. Time foi o único a estar no G4 em todas as 38 rodadas. #BBMP pic.twitter.com/Hj8Yp2MwEv
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) November 6, 2022
O JOGO
Em ritmo lento, parece que os jogadores do Sport entraram em campo sem acreditar na remotíssima chance que o time tinha. Ou então foram contaminados pelas polêmicas que fizeram parte desta última rodada, sobretudo após a repentina demissão do técnico do CRB, Daniel Paulista, na última quinta-feira (3/11), por discordar da direção da equipe alagoana, que queria utilizar mais garotos da base nas últimas rodadas.
Sem produzir quase nada ofensivamente, o Leão viu o Vila Nova, mesmo com muitos reservas, ser melhor no primeiro tempo. No segundo tempo, Fabinho confundiu intensidade com violência. Deu um carrinho desproporcional em Matheus Souza e recebeu o cartão vermelho, após sinalização do VAR.
Já na reta final do jogo, os jogadores do Sport se descontrolaram e foi um festival de cartões vermelhos. Ronaldo Henrique reclamou de uma falta marcada em Marlone e foi expulso. Denner também recebeu o vermelho pela mesma situação. No banco de reservas, Gustavo Coutinho também foi excluído por conta da confusão nesta jogada.
38’2T – (0x0): Dentro do campo, Denner e Ronaldo Henrique receberam cartão vermelho do árbitro. Já substituído e no banco, Gustavo Coutinho também foi expulso.#VILxSPT #PeloSportTudo
— Sport Club do Recife (@sportrecife) November 6, 2022
A partida foi reiniciada, mas poucos minutos depois, Luciano Juba e Vágner Love, que também estavam no banco de reservas, também foram expulsos. por ironizar o árbitro.
VASCO
A outra vaga na Primeira Divisão cravada neste domingo foi do Vasco. No confronto direto contra o Ituano, o cruzmaltino venceu o jogo por 1×0, no estádio Novelli Junior, em Itu. Logo no começo do jogo, em lance polêmico, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não deu falta de Raniel no goleiro do Ituano. No rebote, Figueiredo chutou e o zagueiro Lucas Dias tirou o gol com a mão. Pênalti que Nenê converteu. Seria o gol do jogo e da classificação vascaína, que terminou com 52 pontos, em quarto. O Ituano acabou em sexto, com 57.
O VASCO DA GAMA ESTÁ NA SÉRIE A DO CAMPEONATO BRASILEIRO! 💢
⚽ NENÊ#ITUxVAS#Brasileiro2022NaVascoTV#VascoDaGama pic.twitter.com/tUvHLKfwcU
— Vasco da Gama (@VascodaGama) November 6, 2022
REBAIXAMENTO
O último rebaixado para a Série C também foi definido neste domingo. E foi com muita emoção. O CSA chegou a estar vencendo o Cruzeiro até o finalzinho da partida, mas levou a virada, 3×2, e acabou com 42 pontos. O Novorizontino fez 3×0 no Operário e se livrou, alcançando os 44 pontos. Brusque, Operário e Náutico já estavam rebaixados para a Terceira Divisão.