Por Marcos Leandro
Pressionado pelos resultados ruins da rodada, o Sport entra em campo neste domingo (9/10) para um jogo praticamente de vida ou morte contra o Cruzeiro, às 16h, na Ilha do Retiro, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Só uma vitória diante do time mineiro, já campeão e com o acesso garantido, vai deixar o Leão ainda na briga para subir para a Primeira Divisão. O rubro-negro é o sétimo colocado, com 49 pontos. No último sábado (8/10), Bahia, Vasco e Ituano ganharam seus jogos, complicando a vida da equipe pernambucana.
O Bahia fez 1×0 no Brusque na Fonte Nova e subiu para 56 pontos, em terceiro. O Vasco derrotou o Novorizontino por 3×0 em São Januário e alcançou os 55 pontos, em quarto. O Ituano venceu o Guarani por 2×1 e assumiu a quinta colocação, com 51. O sexto é o Sampaio Corrêa, que empatou na sexta (7) como o CSA por 0x0 e tem 49 pontos, mas um saldo de gols melhor que o do Sport. Londrina e Grêmio ficaram no 1×1. O time gaúcho é o segundo, com 57. O paranaense é o nono, com 47.
Hoje tem SPORT CLUB DO RECIFE!
Dia de decisão, dia de Ilha fervendo. DIA DE LEÃO! #EuVouPraIlha pic.twitter.com/vqpNbFKhG5
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 9, 2022
ESCALAÇÕES
O técnico Claudinei Oliveira ganhou mais uma opção para montar a equipe leonina para o jogo. O meia Giovanni, que tem vínculo ao Cruzeiro, mas foi liberado. Com isso, são apenas três desfalques, todos por suspensão: o lateral-esquerdo Sander foi expulso na rodada passada, na vitória por 1×0 sobre o Brusque, enquanto o zagueiro Sabino e o atacante Gustavo Coutinho receberam o terceiro cartão amarelo.
Diante desse cenário, Claudinei pode promover as entradas de Lucas Hernández no lugar de Sander; Chico na vaga de Sabino; e Wanderson seria o substituto de Gustavo Coutinho. Essa formação mexeria menos na estrutura da equipe. No entanto, ele pode recuar Juba para a ala esquerda, colocando William Oliveira, Giovanni ou Denner no meio de campo. Ou ainda adiantar Juba para o ataque, ao lado de Vágner Love e Facundo Labandeira.
Provável escalação: Saulo; Eduardo, Rafael Thyere, Chico e Lucas Hernández; Ronaldo, Fabinho e Luciano Juba; Facundo Labandeira, Vágner Love e Wanderson. Técnico: Claudinei Oliveira.
Juntos do começo ao fim. É o Leão! #FechadoComOSport pic.twitter.com/aQr6iEkzqH
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 8, 2022
Do lado cruzeirense, o técnico Paulo Pezzolano tem com missão manter o foco do time após a magnífica campanha já ter obtido o acesso e o título da Segundona. Segundo o próprio treinador, isso faltou no empate com o Ituano no Mineirão na última rodada. O atacante Luvannor, o lateral Matheus Bidu e o zagueiro Zé Ivaldo foram poupados. Já Stênio, Neto Moura e Chay foram vetados pelo departamento médico, enquanto Felipe Machado está suspenso.
Provável escalação: Rafael Cabral; Geovane, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Marquinhos Cipriano; Pedro Castro, Willian Oliveira e Daniel Júnior; Jajá, Bruno Rodrigues e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.
🦊📋 Estes são os nossos atletas relacionados para a próxima batalha!
VAMOS JUNTOS! 💙 pic.twitter.com/anVgPy52e4
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) October 8, 2022
ARBITRAGEM
Apita o jogo Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF). Ele terá como auxiliares Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Lucas Costa Modesto (DF). o árbitro de vídeo será Adriano de Assis Miranda (SP).
ONDE ASSISTIR
A partida terá a transmissão da Globo e do Sportv. Aqui no Blog você também saberá todos os detalhes e, de segunda à sexta, o Torcida Hits deixa você por dentro de tudo. Das 7h às 8h e das 18h às 19h, na Hits FM (103.1). Com Junior Medrado, Ricardo Rocha Filho, Gustavo Lucchesi, Marcos Leandro, Edson Junior, Ary Lima e André Welker.