Por Marcos Leandro
O Náutico voltou a perder, deixando praticamente irreversível o rebaixamento para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. O Timbu foi derrotado por 2×1 pelo Criciúma na noite desta sexta-feira (07/10) no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, na abertura da 34ª rodada da Série B. O gol do alvirrubro foi marcado pelo atacante Everton Brito. Hygor e Lohan, em falha clamorosa do goleiro Jean, anotaram para o Tigre.
Com 30 pontos, o Náutico segue na lanterna da Segundona. Faltando quatro rodadas, caso ganhe todos os jogos daqui para frente, só chegaria até 42 pontos, o que é uma pontuação baixa para evitar a queda. Só mesmo um milagre para o alvirrubro ficar na Segunda Divisão. O Náutico volta a campo na sexta-feira (14/10), outra vez fora de casa, contra o Novorizontino. Já o Criciúma subiu para 49 pontos (sexto lugar) e ainda alimenta esperanças de conquistar o acesso para a Primeira Divisão.
Comemora torcedor!!!! 🙌 No Majestoso, o Tigre vence o Náutico pelo placar de 2×1 com gols de Hygor e Lohan. 💪🐯
.
.
.
📸 Celso da Luz | Criciúma E.C. pic.twitter.com/UH02uJ10g3— Criciúma E.C. (@CriciumaEC) October 7, 2022
O JOGO
Com sete desfalques e improvisando o lateral Anilson como zagueiro, o jogo não começou bom para o time pernambucano, que não demorou a ficar atrás do placar. Aos 19 minutos do primeiro tempo, após cruzamento na área, o zagueiro Arthur Henrique se abaixou, o goleiro Jean deu um pulinho estranho e Hygor cabeceou para o gol: 1×0 para o Tigre.
19min | Hygoooooor marca e abre o placar para o Tigre!! Criciúma 1×0 Náutico#VamosTigre pic.twitter.com/scNy35voV5
— Criciúma E.C. (@CriciumaEC) October 7, 2022
Sem ter muito a perder, o Náutico cresceu no jogo e chegou ao empate pouco tempo depois. Em boa jogada do lateral-esquerdo João Lucas, Everton Brito subiu mais que todo mundo e cabeceou para o chão, vencendo o goleiro Gustavo: 1×1 aos 27 minutos.
|CRI 1×1 NAU – 27′ 1° T| GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL#VamosVencerNáutico #CRIxNAU pic.twitter.com/npSzTD2DDC
— Náutico (@nauticope) October 7, 2022
E o Timbu melhorou muito seu rendimento e poderia ter virado o jogo, mas Amarildo e Jean Carlos desperdiçaram boas oportunidades aos 31 e 32 minutos, ambos chutando em cima do goleiro do Tigre catarinense.
|CRI 1×1 NAU – 0′ 2° T| Começa o segundo tempo!#VamosVencerNáutico #CRIxNAU pic.twitter.com/lYaGX38QBJ
— Náutico (@nauticope) October 7, 2022
Ainda com chance de acesso para a Série A, o time catarinense tentou pressionar mais no segundo tempo, explorando muito o lado esquerdo do seu ataque, com Lucas Poletto, que entrou nu lugar de Fellipe Mateus e levou vantagem em praticamente todos os lances com Victor Ferraz.
E as coisas complicaram ainda mais para o Timbu aos 25 minutos, com a expulsão infantil do volante Jobson. Após fazer uma falta do lado esquerdo do ataque do Tigre, ele reclamou com o árbitro e recebeu o vermelho. Dado Cavalcanti sacou então o atacante Everton Brito para a entrada do volante Ralph.
O Criciúma aumentou a pressão e Hygor marcou o gol aos 29, mas cometeu falta em Jean e o lance foi corretamente anulado. Porém, aos 33, o Tigre balançou novamente a rede. E agora valeu. Após cruzamento do lado direito, o goleiro Jean espalmou errado, dando um “presente antecipado de Natal” para Lohan, que marcou o gol. E foi o resultado final, Criciúma 2×1 Náutico.
33min | Lohan marca o segundo do Tigre! Criciúma 2×1 Náutico#VamosTigre pic.twitter.com/NxGlBWzWFa
— Criciúma E.C. (@CriciumaEC) October 7, 2022
FICHA DO JOGO
CRICIÚMA: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Rayan (Oswaldo Henriquez) e Marcelo Hermes (Hélder); Rômulo, Arilson e Ítalo; Hygor, Fellipe Mateus (Lucas Poletto) e Caio Dantas (Lohan). Técnico: Cláudio Tencanti.
Tigre escalado!!! 💪🐯
📋 20 jogos: 9 vitórias | 5 empates | 6 derrotas pic.twitter.com/RxMuaG8nGf
— Criciúma E.C. (@CriciumaEC) October 7, 2022
NÁUTICO: Jean; Victor Ferraz, Anilson, Arthur Henrique e João Lucas; Djavan (Thomaz), Jobson, Richard Franco (Junior Tavares) e Jean Carlos (Julio Vitor); Everton Brito (Ralph) e Amarildo (Pedro Vítor). Técnico: Dado Cavalcanti.
#DiaDeTimbu Náutico escalado!#VamosVencerNáutico 🇦🇹🐭 pic.twitter.com/u98olTKJhB
— Náutico (@nauticope) October 7, 2022
LOCAL: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
ÁRBITRO: Diego Pombo Lopez (BA)
ASSISTENTES: Edevan de Oliveira Pereira (BA) e Fernanda Kruger (MT)
GOLS: Hygor aos 19′ e Everton Brito aos 27 do 1° tempo; Lohan aos 33 do 2º tempo
AMARELOS: Anilson e Ralph (Náutico)
VERMELHO: Jobson (Náutico).