Por Edson Junior
A eleição da Federação Pernambucana estava prevista para ocorrer no dia 18 de Setembro, porém foi suspensa. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) acatou os pedidos do América-PE pela suspensão do pleito.
No pedido o América alega que existem poucas informações sobre o pleito como local de votação que seria realizada no CT do Retrô, além da indicação dos cinco integrantes da comissão eleitoral. Além disso, o clube também relata no documento ameaças a filiados pelo atual presidente Evandro Carvalho.
Com isso, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho concedeu a liminar que também estava na pauta do candidato de oposição Alexandre Mirinda. De acordo com o texto, havia risco ao resultado do processo eleitoral e um tempo curto para resolver as questões até a data estabelecida.
“Perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo – também se encontra presente, posto que as eleições estão marcadas para o dia 18 do corrente mês, em tempo muito próximo para se conhecer, com profundidade, as verdadeiras razões e motivações das pessoas envolvidas no processo eleitoral, justificando assim, a concessão de tutela antecipada”.
A decisão suspende a eleição da Federação e propõe multa diária caso a decisão não seja cumprida.
“Defiro o pedido de efetivo ativo, a fim de suspender o processo eleitoral promovido pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para a eleição de sua Diretoria (quadriênio 2023/2026), sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais)”.