Por Marcos Leandro
Mesmo com a boa vitória por 1×0 sobre o Bahia, nesta segunda-feira (12/9), na Ilha do Retiro, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a cúpula diretiva do Sport fez um pronunciamento em tom de crítica após o jogo. O foco foi a arbitragem.
O porta-voz foi o vice de futebol Augusto Carreras, que estava acompanhado pelo presidente Yuri Romão e o executivo de futebol Jorge Andrade. O tema foi o jogo contra o Esquadrão de Aço, mas também a partida da semana passada contra a Ponte Preta.
Sobre o jogo contra o Bahia, o questionamento principal foi o pênalti não marcado pelo zagueiro Gabriel Xavier em cima de Gustavo Coutinho no primeiro tempo. A árbitra Edna Alves Batista achou que não foi falta e não consultou o VAR.
O CAZÁ CAZÁ PELOS OLHOS DE GUSTAVO COUTINHO! 📣 pic.twitter.com/joLgrjtWgd
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 13, 2022
“Foi uma vitória muito difícil, sobretudo pela falta de critério e do sistema de arbitragem como um todo, de campo e de vídeo. Hoje, em duas oportunidades, tivemos pênaltis não marcados. Um com clareza, em Coutinho e outro em cima de Sabino. E sequer foram analisados pelo VAR. Já no jogo da Ponte, o árbitro foi chamado e marcou a penalidade. E logo em seguida, teve o gol do Kayke, que a arbitragem marcou impedimento de Vágner Love e a linha só foi traçada bem depois de o jogo ter recomeçado”, disse Carreras, que também questionou a escalação de Edna para a partida desta segunda.
“Edna tem totais condições de apitar qualquer jogo. Mas apitou um jogo sábado pelo Brasileiro Feminino, se deslocou para Recife para apitar hoje. É um intervalo curto, com desgaste físico claro”, argumentou.
ÁUDIO
Augusto Carreras complementou dizendo que o Sport não foi atendido por completo pela CBF em relação ao áudios do jogo contra a Ponte Preta. “Solicitamos os áudios contra a Ponte, mas a CBF só forneceu o pênalti. Reiteramos o pedido. Pedimos critérios claros. A direção do Sport está atenta, manifestando-se em todos os jogos quando entender que houve equívoco”, finalizou Carreras.