Por Marcos Leandro
Em um jogo muito pegado, o Sport se reabilitou na Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão venceu o clássico nordestino contra o Bahia por 1×0 nesta segunda-feira (12/9), na Ilha do Retiro, na abertura da 30ª rodada da competição.
Com o resultado, o Leão – que vinha de derrotas fora de casa para CRB e Ponte Preta -, volta a colocar pressão no Vasco, quarto colocado, com 45 pontos. O rubro-negro subiu para 43. Entre eles tem o Londrina, com 44. O cruzmaltino joga sexta, em casa, contra o Náutico.
Direção do Sport faz críticas à arbitragem; confira o pronunciamento
Já o Bahia, que não ganha do Sport no Recife há 12 anos, está em segundo, com 51. O Grêmio, com 50, é o terceiro. O Cruzeiro lidera, com 62 pontos. O Leão volta a campo na terça (20/9), contra o Grêmio, em Porto Alegre (RS).
VITÓRIA DO MAIOR DO NORDESTE! pic.twitter.com/plmuApQLjS
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 13, 2022
SEM KAYKE, COM COUTINHO
Pedindo passagem já há algum tempo, Gustavo Coutinho teve sua oportunidade como titular – Kayke nem no banco ficou, devido a um desconforto na panturrilha, segundo a assessoria de imprensa do clube. Ele jogou ao lado de Vágner Love e Luciano Juba. No meio, Fabinho, Ronaldo e Giovanni. Sander, recuperado de lesão, voltou à lateral esquerda.
LEÃO ESCALADO! 🦁📝#SPTxBAH #VoltAremos pic.twitter.com/JKhwGyqIBX
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 12, 2022
📝 Esquadrão definido! #BBMP
Escalação saiu em 1ª mão, como sempre, no #SócioDigital pic.twitter.com/nDynCtCbBQ
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) September 12, 2022
CHANCES PARA OS DOIS LADOS
O Sport teve uma grande chave de abrir o placar logo aos 10 minutos. Gustavo Coutinho avançou pelo lado direito e achou Vágner Love dentro da área. Mas o atacante, contratado para fazer os gols que o time tanto precisa, bateu fraco, praticamente recuando para o goleiro Mateus Claus. O Bahia também assustou. Após pixotada de Fábio Alemão, Rodallega invadiu a área, mas teve dificuldade para dominar, permitindo a recuperação de Sabino.
PÊNALTI!
A torcida rubro-negra foi à loucura com a árbitra Edna Alves Batista, após Gustavo Coutinho ser derrubado pelo zagueiro Gabriel Xavier aos 34 minutos. O VAR não sinalizou nada e o jogo seguiu. Ainda no primeiro tempo, Rodallega chegou a balançar a rede com Rodallega aos 43, mas Igor Torres estava impedido na jogada anterior.
Se isso aqui não foi pênalti… meu amigo! 🤷♂️🤷♀️ pic.twitter.com/Jd9Z8PFbPb
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 12, 2022
Rolou a bola para o segundo tempo! Madeira do Rosarinho no som e confiança para lutar e conseguir essa vitória. Vamos, Vamos, Sport! #SPTxBAH #VoltAremos pic.twitter.com/IpHLblW6D1
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 13, 2022
SEGUNDO TEMPO
Nem Claudinei Oliveira nem Enderson Moreira mexeram nas equipes para o segundo tempo. O técnico rubro-negro segurou até os 10 minutos, quando fez as mudanças de praxe: Wanderson e Facundo Labandeira entraram nos lugares de Sander e Giovanni, respectivamente. Pouco tempo depois, o treinador do Bahia trocou o trio ofensivo. Saíram Rodallega, Igor Torres e Raí Nascimento e entraram Jacaré, Davó e Emerson Santos.
GOL DO SPORT
O Leão conseguiu seu gol em uma bela jogada aos 20 minutos. Vágner Love recebeu na entrada da área e tocou para Facundo Labandeira. O uruguaio achou Gustavo Coutinho, que não desperdiçou: Sport 1×0.
O GOL DELE! GUSTAVO COUTINHO FAZ SPORT 1×0 BAHIA! 🥅 pic.twitter.com/YPjzG9ef5v
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 13, 2022
QUASE O SEGUNDO
Mesmo com as modificações ofensivas, o Bahia pouco incomodou a defesa do Sport. Já o Leão por pouco não fez o segundo, aos 42. Após outra boa jogada de Labandeira, Wanderson chutou por cima.
Isso aqui esquece, né? Tá falando da elite. ISSO AQUI É ELITE! pic.twitter.com/vWchtj0ekH
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 13, 2022
FICHA DO JOGO
SPORT: Saulo; Eduardo, Fábio Alemão, Sabino e Sander (Wanderson); Ronaldo, Fabinho e Giovanni (Facundo Labandeira); Luciano Juba (Rafael Thyere), Gustavo Coutinho (Parraguez) e Vagner Love (Denner). Técnico: Claudinei Oliveira.
BAHIA: Mateus Claus; Marcinho, Ignácio, Gabriel Xavier e Rezende; Patrick, Lucas Mugni (Ricardo Goulart) e Daniel (Marco Antônio); Raí Nascimento (Jacaré), Igor Torres (Emerson Santos) e Rodallega (Davó). Técnico: Enderson Moreira.
LOCAL: Estádio da Ilha do Retiro.
ÁRBITRA: Edna Alves Batista.
GOL: Gustavo Coutinho aos 20 do 2º tempo.
AMARELOS: Wanderson (Sport); Daniel e Igor Torres (Bahia)
PÚBLICO: 19.589.
RENDA: R$ 562.845,00