Por Marcos Leandro
O pulso alvirrubro ainda pulsa. O Náutico venceu o Brusque por 1×0 na noite desta sexta-feira (9/9) nos Aflitos, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol solitário, mas muito valioso, foi marcado por Geovânio, de cabeça, aos 19 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Jean Carlos. Foi a segunda vitória seguida do Timbu.
“Esses resultados nos colocam de novo no campeonato”, diz Dado Cavalcanti
Os triunfos contra Ituano e Brusque, ambos nos Aflitos, reanimaram os alvirrubros. Se o Náutico ainda segue na lanterna, agora tem 27 pontos, quatro a menos do que o próprio Brusque e o CSA, primeiro time fora da zona de rebaixamento – o Azulão tem o clássico contra o CRB neste sábado (10) no Rei Pelé. O Timbu volta a campo na sexta-feira (16) contra o Vasco, em São Januário, às 19h.
🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹 pic.twitter.com/Mj0DLm4LhH
— Náutico (@nauticope) September 10, 2022
BARRADO
Da escalação escolhida por Dado Cavalcanti e divulgada com antecedência, o que mais chamou a atenção foi uma ausência: por opção do treinador, Jean Carlos, o jogador mais badalado do elenco, começou no banco de reservas. O meio de campo teve, mais uma vez, Souza, Thomaz e Richard Franco. No ataque, Everton Brito, Kieza e Geovânio.
#DiaDeTimbu Náutico escalado!#VamosVencerNáutico 🇦🇹🐭 pic.twitter.com/0bdzJREXbd
— Náutico (@nauticope) September 9, 2022
Brusque escalado para enfrentar o Náutico pela 29ª rodada da Série B! 🇬🇳 pic.twitter.com/wOYKw3gzKL
— Brusque FC (@Brusqueoficial) September 9, 2022
POUCAS CHANCES
Apesar do apoio da torcida e da empolgação pela vitória na rodada passada contra o Ituano, o Náutico foi para cima do Brusque. Mas criou poucas chances de gol, não conseguindo envolver o time catarinense. Os lances mais perigosos foram uma falta de Souza, defendida pelo goleiro Belliato aos dois minutos, e uma cabeçada para fora do zagueiro Arthur Henrique, aos sete.
NA DEFESA
O Brusque, por sua vez, se resumiu a tentar marcar o Náutico. Um momento de susto ocorreu apenas no chute de Luiz Antônio (Sport), que Jean espalmou para escanteio.
|NAU 0x0 BRU – 0′ 2° T| COMEÇA O SEGUNDO TEMPO!!!#VamosVencerNáutico #NAUxBRU pic.twitter.com/aS2z8Yz1A6
— Náutico (@nauticope) September 10, 2022
SEGUNDO TEMPO
Para o segundo tempo, Dado Cavalcanti fez o que todos esperavam: sacou Kieza, mais uma vez inoperante em campo, e colocou Jean Carlos.
GOL DO NÁUTICO
E deu certo! Em cruzamento de Jean Carlos, pelo lado esquerdo, Geovânio cabeceou com estilo, sem chance para o goleiro Beliatto: Náutico 1×0, aos 19 minutos.
O gol não deu pra filmar, mas a comemoração tá aí pra vocês!
É GOL DO NÁUTICO 🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹 pic.twitter.com/G5YgdTLyha
— Náutico (@nauticope) September 10, 2022
MUDANÇA DE POSTURA
Atrás no placar, Gilson Kleina resolveu abrir mais a equipe. Um dos que entraram na equipe, o meia Diego Jardel por pouco não empatou aos 31, em chute da entrada da área, mas a bola saiu.
Que espetáculo, torcida. Que espetáculo. Vamos seguir a caminhada do jeito que sempre foi: JUNTOS! 🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹 pic.twitter.com/ii8CLZitOZ
— Náutico (@nauticope) September 10, 2022
FICHA DO JOGO
NÁUTICO: Jean; Victor Ferraz (Thiago Ennes), João Paulo, Arthur Henrique (Wellington) e João Lucas; Souza, Thomaz e Richard Franco (Jobson); Everton Brito, Geuvânio (Pedro Vítor) e Kieza (Jean Carlos). Técnico: Dado Cavalcanti.
BRUSQUE: Belliato; Éverton Alemão (Pará), Ianson, Wallace e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar (Jailson), Balotelli, Luiz Antônio (Franklin Mascote) e Paulo Baya (Diego Jardel); Alex Sandro (Mateus Trindade) e Fernandinho. Técnico: Gilson Kleina.
LOCAL: Estádio dos Aflitos.
ÁRBITRO: Wagner do Nascimento Magalhães.
ASSISTENTES: Daniel do Espírito Santo e Thiago Rosa de Oliveira.
GOL: Geovânio aos 19 do 2º tempo.
AMARELOS: João Lucas e Jean (Náutico); Ianson (Brusque)
VERMELLHO: Diego Jardel (Brusque)
PÚBLICO: 13.466.
RENDA: R$ 338.334,00.