Por Marcos Leandro
Novo jogo fora de casa e o mesmo desfecho. O Sport perdeu por 1×0 para a Ponte Preta na noite desta quarta-feira (7/9) no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da Macaca foi anotado por Lucca, em rebote após defesa de Saulo no pênalti batido pelo próprio atacante da Ponte, aos dez minutos do primeiro tempo.
Desta maneira, o Leão segue com a sua sina de dificuldade de pontuar fora de casa. Foi a quarta derrota em quatro jogos longe da Ilha do Retiro na Era Claudinei Oliveira. A única vitória como visitante foi em maio, contra a Chapecoense, ainda com Gilmar Dal Pozzo como técnico. São oito derrotas fora de casa ao todo no campeonato.
Com a derrota, o rubro-negro vê mais difícil sua aproximação do G4. Com 40 pontos, segue a cinco do Vasco, quarto colocado e que entra em campo domingo contra o Grêmio. Já a Ponte Preta confirma sua recuperação e já alcançou os 39 pontos. O Sport volta a campo na próxima segunda-feira (13/9), contra o Bahia, na Ilha do Retiro.
Com última grande chance desperdiçada, jogo acaba com derrota do Sport, em mais uma rodada na Série B. Próxima partida rubro-negra será contra o Bahia, em casa. #PONxSPT pic.twitter.com/qHpdjLBt6w
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 8, 2022
MAIS DO MESMO
Como já era esperado, o técnico Claudinei Oliveira foi mais uma vez conservador e manteve praticamente a escalação-base que vem adotando desde a sua chegada à Ilha do Retiro. Juba voltou de suspensão e formou o meio de campo com Ronaldo, Fabinho e Giovanni. Na frente, Vágner Love e, outra vez, o contestado Kaíke. Na defesa, sem Fábio Alemão (suspenso) e Rafael Thyere (ainda esperando o melhor momento para voltar após lesão muscular), Chico jogou ao lado de Sabino. Lucas Hernandéz foi acionado outra vez com a ausência de Sander.
LEÃO ESCALADO! 🗓🦁#PONxSPT #VoltAremos pic.twitter.com/A0kkMM0go3
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 7, 2022
NOSSO TIME ESTÁ EM CAMPO E A NAÇÃO JOGA JUNTO! A Ponte Preta está escalada para enfrentar o Sport na 29ª rodada do @brasileiraob. Vamos, Ponte! 🔥⚽🦍 #PONxSPT #VamosPonte
.
.
.#PixBet #CortagBrasil #OhAAgua #1900Mais #BildDiagnóstico #GoCare #Husqvarna #TintasBrazilian #PonTV pic.twitter.com/FHnimSVzOv— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) September 7, 2022
LAMBANÇA DE SABINO
Zagueiro mais experiente do elenco, Sabino cometeu uma lambança logo no começo do jogo, aos cinco minutos. Após levantamento na área, o defensor rubro-negro parecia uma caminhão desgovernado e atropelou Wallison. O árbitro, a princípio, não assinalou pênalti, mas mudou de opinião após sinalização do VAR. Lucca bateu mal, Saulo defendeu, mas a bola voltou nos pês do artilheiro da Macaca, que só empurrou para o fundo da rede: Ponte 1×0, aos dez. Foi o 13º gol de Lucca nessa Segundona.
1T | 12 min: FAZ O L, NAÇÃOOO!!!!! 🦍#PONxSPT (1×0)#VamosPonte pic.twitter.com/pwAHpTmAiw
— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) September 7, 2022
TRÊS CHANCES DE EMPATAR
O Sport criou três boas oportunidades de empatar. Aos 25, Giovanni deu ótimo passe para Kayke, que invadiu a área e cruzou para Vágner Love, mas a zaga cortou. Aos 30, Lucas Hernández levantou na área e Kayke cabeceou para o chão, mas o goleiro Caíque França espalmou para escanteio. Na cobrança, após desvio no segundo pau, Vágner Love cabeceou, Caíque França defendeu e Kayke marcou o gol no rebote. Porém, o assistente Bruno Muller assinalou impedimento e o VAR confirmou impedimento de Love. No entanto, as linhas do VAR foram disponibilizadas no intervalo, mas deixou dúvidas na posição das linhas.
SAULO EVITA GOL DA PONTE
A Ponte também teve uma chance de ouro de aumentar a vantagem. Aos 39, após saída de bola errada do Sport, Lucca ficou cara a cara com Saulo, mas o goleiro rubro-negro fechou o ângulo e defendeu. No finalzinho da primeira etapa, a Ponte ainda pediu pênalti de Eduardo em Fessin, mas não teve a solicitação atendida.
Jogo recomeça em Campinas. Mais 45 minutos para tentar a recuperação e buscar uma importante vitória. Bora, Leão! #PONxSPT pic.twitter.com/v8qNTTe9kh
— Sport Club do Recife (@sportrecife) September 7, 2022
SEGUNDO TEMPO
Para o segundo tempo, Claudinei Oliveira, mesmo com a derrota no placar, voltou com a mesma formação. Já Hélio dos Anjos sacou o lateral-esquerdo Artur e colocou o garoto Jean Carlos.
QUASE O SEGUNDO DA PONTE
A Ponte Preta chegou bem perto de ampliar sua vantagem no placar. Lucca fez grande jogada individual aos nove minutos e tocou para Wallison dentro da área. A bola escorreu um pouco, mas o jogador da Macaca acertou um chute forte, mas Lucas Hernandéz salvou.
TRIO DE SEMPRE
Só aos 18 minutos, o treinador do Sport fez as mexidas já manjadas. Saíram Kayke, Luciano Juba e Giovanni e entraram Facundo Labandeira, Gustavo Coutinho e Wanderson.
NA TRAVE
A penúltima última chance do Sport no jogo quase gerou o gol de empate, Aos 42, após um lateral bem cobrado, Gustavo Coutinho dominou e soltou a bomba, mas a bola explodiu na trave de Caíque França. Nos acréscimos, Coutinho cabeceou para fora, após falta cobrada por Wanderson.
MAJESTOSO FORTE, PONTE PRETA FORTE! 🏟 OBRIGADO MACACADA POR ESTA GRANDE NOITE!!!! 💪🏿👏🏿😍❤️🦍 #PONxSPT #VamosPonte #JogamosJuntos pic.twitter.com/u9OuNtDdLW
— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) September 8, 2022
FICHA DO JOGO
PONTE PRETA: Caíque França, Igor Formiga (Norberto), Mateus Silva, Fábio Sanches e Artur (Jean Carlos); Felipe Amaral (Moisés Ribeiro), Fraga, Wallisson (Bruno Alves) e Elvis; Fessin e Lucca (Ribarmar). Técnico: Hélio dos Anjos.
SPORT: Saulo; Eduardo (Ewerthon), Chico, Sabino e Lucas Hernández; Ronaldo (Denner), Fabinho, Giovanni (Wanderson) e Luciano Juba (Facundo Labandeira); Kayke (Gustavo Coutinho) e Vágner Love.
LOCAL: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
GOL: Lucca aos 10 minutos do 1º tempo
ÁRBITRO: Ramon Abatti Abel (SC).
ASSISTENTES: Thiaggo Americano e Bruno Muller (ambos de SC).
AMARELOS: Wallisson, Jean Carlos e Felipe Amaral (Ponte Preta); Eduardo, Sabino, Chico e Lucas Hernández (Sport)
PÚBLICO: 4.160.
RENDA: R$ 57.365,00.