Por Marcos Leandro
No jogo entre o líder e o lanterna, deu a lógica. O Cruzeiro venceu o Náutico por 4×0 na noite desta sexta-feira (26/08) no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o Timbu acuado e assustado em boa parte do jogo, a estreia do técnico Dado Cavalcanti não teve nada de positivo. Edu marcou no primeiro tempo, enquanto Eduardo Brock, Lincoln (de pênalti) e Jajá balançaram a rede na etapa complementar. O Náutico teve lampejos no ataque e, outra vez, marcou muito mal. O zagueiro João Paulo foi expulso aos 27 do segundo tempo, após violenta entrada em Luvannor.
Dado, Elano, Nei, Ari…veja um resumo das mudanças no Náutico
O alvirrubro segue na lanterna, com apenas 21 pontos. A Raposa chegou aos 57 e o acesso é só questão de tempo. O Náutico volta a campo na próxima terça-feira (30/08), outra vez fora de casa, contra o CSA no Rei Pelé, em Alagoas.
🕘 50’ | 2T | MAIS TRÊS PONTOS E ESTAMOS QUASE LÁ!
⚽ Edu
⚽ Eduardo Brock
⚽ Lincoln
⚽ Jajá#CRUxNAU | 4×0#UmGiganteIncontestado pic.twitter.com/RCARJj3sjw— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) August 27, 2022
SEM SURPRESA
Assim como tinha anunciado, Dado Cavalcanti escalou a formação que mais treinou na sua primeira semana de trabalho. O esquema voltou a ter só dois zagueiros, com quatro atletas no meio de campo. Já o Cruzeiro entrou no seu tradicional 3-5-2, com a volta do centroavante Edu entre os titulares.
O Náutico está escalado pelo técnico Dado Cavalcanti! 📋🧢 #VamosVencerNáutico #CRUxNAU pic.twitter.com/ElpwSgnozu
— Náutico (@nauticope) August 26, 2022
🦊📝 ESTAMOS ESCALADOS PARA MAIS UMA BATALHA!#CRUxNAU | #UmGiganteIncontestado pic.twitter.com/rjKDWqjjGT
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) August 26, 2022
PRESSÃO
O Cruzeiro, como de costume nessa Série B, começou o jogo pressionando o adversário. Com os dois laterais bem abertos, Wesley Gasolina e Matheus Bidu, a Raposa tinha muita amplitude para atacar pelos lados e abrir a retranca alvirrubra. O Timbu veio com duas linhas de quatro bem definidas, com Kieza e Jean Carlos mais na frente. Porém, o alvirrubro parecia assustado e não conseguia nem marcar bem nem ter a posse de bola. O Cruzeiro até chegou a abrir o placar aos 10 minutos, com o zagueiro Oliveira, mas a arbitragem (com indicação do VAR) assinalou corretamente impedimento de Eduardo Brock
ESSE VALEU
No entanto, aos 25 minutos, não teve salvação. O zagueiro Zé Ivaldo fez ótimo cruzamento e Edu, no meio da zaga, cabeceou para o chão, sem chance para o goleiro Bruno. O atacante não balançava a rede havia 13 jogos: Cruzeiro 1×0.
😛👉🏽
📷: @Staff_images pic.twitter.com/uqsi3QC7mb
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) August 27, 2022
QUASE O EMPATE
Na reta final do primeiro tempo, o Náutico passou a enfim incomodar a Raposa. Aos 35 veio o primeiro chute, de Thomaz, mas a bola foi para fora. A grande chance de empatar, no entanto, ocorreu nos acréscimos. Souza cobrou falta da intermediária, Jobson desviou para baixo e Rafael Cabral fez uma defesa impressionante, com muita rapidez de reflexo.
|CRU 1×0 NAU – 0′ 2° T| COMEÇA O SEGUNDO TEMPO.#VamosVencerNáutico #CRUxNAU pic.twitter.com/mGfla3zJRE
— Náutico (@nauticope) August 27, 2022
SEGUNDO TEMPO
A melhora no fim da etapa inicial fez Dado Cavalcanti voltar com a mesma formação para a etapa final, mesmo cenário do time da casa. Mas o segundo tempo começou com pressão do Cruzeiro outra vez.
MUDANÇAS
Só aos 20, o técnico alvirrubro mexeu na equipe em dose dupla. Thomaz e Júlio Vítor, que estavam jogando pelos lados do campo, deixaram o gramado para a entrada de Victor Ferraz e Everton. Logo em seguida, em erro na saída de bola do Cruzeiro, Souza arriscou e quase achou o empate. A bola desviou e foi para fora.
GOL DO CRUZEIRO
Mas aos 22 minutos, os mineiros ampliaram a vantagem. Após escanteio, Zé Ivaldo desviou e Eduardo Brock, outro zagueiro, cabeceou para o gol: Cruzeiro 2×0 aos 22 minutos.
VERMELHO
E as coisas, que estavam ruim, pioraram para o Náutico após a expulsão de João Paulo. Aos 27, ele entrou de forma violenta e acertou o rosto de Luvannor no meio de campo. Vermelho direto.
MAIS UM DA RAPOSA
E o Cruzeiro marcou mais um gol. Após indicação do VAR, o árbitro Rodolpho Toski Marques assinalou pênalti após a bola desviar no braço de João Lucas. Lincoln bateu com classe: 3×0 aos 35 minutos.
GOLEADA
Ainda deu tempo para o quarto gol do Cruzeiro. Aos 41, Jajá acertou lindo chute de fora da área. Golaço no Independência!
|CRU 4×0 NAU – 50′ 2° T| Fim de jogo.#CRUxNAU
— Náutico (@nauticope) August 27, 2022
FICHA DO JOGO
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock (Jajá); Wesley Gasolina (Geovane), Filipe Machado, Neto Moura, e Matheus Bidu; Bruno Guimarães (Lincoln), Edu (Daniel Junior) e Luvannor (Rafa Silva). Técnico: Paulo Pezzolano.
NÁUTICO: Bruno; Anilson, Maurício, João Paulo e João Lucas; Jobson, Thomaz (Victor Ferraz), Souza e Jean Carlos (Pedro Vitor); Júlio Vitor (Everton) e Kieza (Wellington). Técnico: Dado Cavalcanti.
LOCAL: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).
ÁRBITRO: Rodolpho Toski Marques.
ASSISTENTES: Ivan Carlos Bohn e Lilian da Silva Bruno.
GOLS: Edu aos 25 do 1º tempo; Eduardo Brock aos 22, Lincoln aos 35 e Jajá aos 41 do 2º tempo
AMARELOS: Jean Carlos e João Lucas (Náutico)
VERMELHO: João Paulo (Náutico)