Por Edson Junior
Dado Cavalcanti foi apresentado na última segunda-feira (22), e falou sobre o desafio de assumir o Náutico em uma situação complicada na competição, o clube está na lanterna com 21 pontos, com cinco pontos de desvantagem para o CSA 16° colocado com 26 pontos.
Antes do treino, o técnico Dado Cavalcanti e o executivo Nei Pandolfo conversaram com o grupo alvirrubro no auditório do CT Wilson Campos. Em seguida, ambos foram apresentados à imprensa. 🇦🇹🐭
📸 @TiagoCaldas / CNC pic.twitter.com/Bsjf8DEsUP
— Náutico (@nauticope) August 22, 2022
O treinador enxerga a oportunidade como o maior desafio da carreira e que o motivou a voltar ao clube para recuperar a equipe na competição.
“O desafio é do tamanho da oportunidade. Tenho contrato até o final do ano, mas isso é mera formalidade. Na hora que o Náutico entender que não vou servir, a minha saída pode acontecer. Mas é uma prova da confiança em relação a aceitar o desafio. Eu poderia estar em casa e esperar algo para 2023. Talvez fosse o mais prudente. Mas entendo esse desafio e visualizo com muita confiança que podemos conseguir. Tenho convicção de que dá para fazer algo diferente”.
Dado Cavalcanti vai salvar o Náutico da Série C? Veja debate no Torcida Hits
O novo treinador quer focar inicialmente em solucionar os problemas que levaram a equipe para a última colocação da Série B.
“Acho que o remédio não deve ser simplesmente paliativo. Temos que buscar solucionar os problemas que fizeram o Náutico tivesse baixo rendimento durante os momentos primordiais da Série B. Vou atacar as causas, os contextos. As decisões talvez sejam impopulares. Talvez não mudar de formação, mas mudar funcionalidade. Eu não posso dizer o que pode ser feito, tenho poucos dias para buscar soluções. Espero atacar essas causas para a gente ter um reinício de Série B mais firme e concentrado”.
Dado Cavalcanti: a última cartada do Náutico para tentar evitar queda para Série C
O treinador também afirma que chega com a mente aberta, buscando fazer o time render mais e encaixar a equipe de acordo com as características dos atletas.
“O contexto é importante, a característica técnica. Não posso chegar com uma ideia fixa, chegar e ver que não tem condições e manter a ideia fixa. Venho com a mente mais aberta, com mais flexibilidade, para me incorporar no contexto das características dos atletas. O Náutico não vinha com a intensidade do ano passado. Talvez seja até mais técnico, mas não tem a mesma intensidade. Preciso entender o que foi sucesso no ano passado, mas entender o que posso fazer com o grupo. Tenho três dias para o próximo jogo, que é importante. Venho tentando sugar as informações. Desde o primeiro contato já venho buscando isso através de ferramentas. O mais importante será o contato diário. Preciso olhar no olho dos jogadores e entender onde eles jogam mais à vontade”.
🎙️ O técnico Dado Cavalcanti e o executivo de futebol Nei Pandolfo foram apresentados nesta segunda-feira (23) à imprensa. A coletiva completa está na TV Timba – BET NACIONAL, lá no YouTube: https://t.co/QYSzui4cp0 🇦🇹🐭 pic.twitter.com/UauBPcIpDB
— Náutico (@nauticope) August 23, 2022
O Náutico volta a campo na próxima sexta-feira (26), contra o Cruzeiro às 21h30 no Mineirão, em Belo Horizonte.