Após o início ruim na Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport resolveu realizar mudanças no organograma do departamento de futebol. Nesta terça-feira (20), o clube apresentou oficialmente dois novos nomes: Thiago Gasparino, novo executivo de futebol e Enrico Ambrogini que ocupará o cargo de diretor geral de futebol.
O presidente Yuri Romão abriu a coletiva de imprensa, falando sobre o objetivo de tornar o departamento de futebol do clube totalmente profissional, sem a presença de dirigente abnegado, citando como exemplo grandes clubes do futebol brasileiro.
“Fui ao mercado, conversei com muitos dirigentes e me convenci que este é o melhor modelo. Observando os grandes clubes atualmente, todos estão nesse modelo de não ter mais um diretor abnegado, esse departamento é 100% profissional. A gente precisava trazer pessoas que tivessem essa expertise, de passar por outros clubes, com experiência administrativa para que tivéssemos êxito nesse novo modelo”, afirmou.
Sport contrata Enrico Ambrogini como novo diretor geral de futebol

O executivo Thiago Gasparino será o responsável pelas questões relacionadas ao futebol, incluindo gestão de comissão técnica, elenco e mercado. Seu último trabalho foi como gerente de mercado, no Santos. O profissional teve passagens por Corinthians, Athletico/PR, Coritiba, Remo, Novorizontino e Real Valladolid, da Espanha.
Na passagem pelo Corinthians que durou de janeiro até junho de 2024 como analista de mercado, Thiago Gasparino foi importante na contratação do meia argentino Rodrigo Garro para a equipe paulista.
Em suas primeiras palavras, citou que fez pesquisas sobre o clube e demonstrou confiança em tirar o Sport da atual situação na Série A do Campeonato Brasileiro.
“Estou muito motivado por estar aqui nesse novo projeto. É um clube gigantesco dentro do cenário nacional, e sabemos da responsabilidade que temos daqui pra frente. Sabemos da grandeza do clube, e sabemos onde queremos chegar”, falou.
“Para aceitar esse convite, fiz várias pesquisas sobre o elenco, sobre a comissão técnica, sobre o staff, então é uma equipe de trabalho que eu confio e acredito que podemos sair dessa situação. Sabemos que vamos ter que fazer mudanças necessárias, mas é algo comum durante esse processo”, completou.
Sport perde mais uma, desta vez para o Ceará: 2×0
O diretor geral do departamento, Enrico Ambrogini, será responsável por atuar na parte estratégica, dando suporte ao futebol e trabalhando na parte de orçamento e finanças. O profissional tem formação acadêmica na Universidade de Londres, Universidade Federal de São Carlos e na Federação Paulista de Futebol. Seu último trabalho foi ocupando o cargo de CEO da SAF do Figueirense, também teve passagens por Cruzeiro, Real Valladolid-ESP (em ambos com aval de Ronaldo fenômeno), Inter de Limeira, Athletico/PR e Flamengo.
“Minha visão é mais estratégica, então dentro do CT vou analisar o futebol como um todo. Vou cuidar mais do orçamento, mas o meu foco é sempre voltado para uma gestão eficiente, que teve mais sinergia da visão de gestão da diretoria. Meu dia a dia é criar novos processos, tocar o clube de forma eficiente, entender o que está sendo bem feito e o que podemos melhorar. Então esse é o ponto fora de campo, tirando as contratações, que dá um grande suporte para os atletas e para a comissão técnica, onde iremos conseguir gerar valor”.
O clube vem realizando mudanças nas últimas semanas. A primeira foi a troca de treinador com a saída de Pepa e a chegada de António Oliveira. Porém, a derrota para o Cruzeiro na 8° rodada acarretou no anúncio da saída de André Figueiredo que ocupava o cargo de executivo de futebol e o afastamento de quatro atletas. Com a chegada dos novos gestores, o cargo de vice-presidente de futebol que era ocupado por Guilherme Falcão será extinto. O Leão está na última colocação da Série A com dois pontos em nove rodadas.