Após o Conselho Deliberativo do Náutico abrir um processo contra o Executivo do clube na última segunda-feira (12), devido uma postagem realizada no dia 01 de abril com uma mensagem em apoio à democracia, um grupo de conselheiros solicitou o arquivamento do caso.
Lista de desfalques aumenta no Náutico antes do confronto com o Ypiranga/RS

O pedido realizado pelo grupo de conselheiros consta que eles são contrários à abertura do processo “pois está mais do que evidente que a referida publicação não tem caráter político, não podendo se concluir que homenagear a democracia possa ferir o Estatuto Social ou o Regimento Interno do Náutico”, diz um trecho.
Arnaldo comemora assistências em vitória do Náutico e projeta partida contra o Ypiranga/RS
A mensagem publicada no post tem a seguinte frase: “Não há futebol sem torcida, nem país justo sem democracia”. O post realizado pelo Náutico também foi feito por outros clubes do futebol brasileiro na mesma data em referência à preservação da democracia e à lembrança daqueles que sofreram durante o período do regime militar.
Pela democracia e pela liberdade. #DitaduraNuncaMais pic.twitter.com/u9wOc2d9BA
— Náutico (@nauticope) April 1, 2025
Baixa no Náutico: Luiz Paulo sofre grave lesão no joelho e não joga mais em 2025
O documento que pede a abertura do processo contra o Executivo diz que a mensagem presente na publicação “viola dispositivos estatutários claros que vedam o uso institucional do Náutico como instrumento de promoção política, ideológica, religiosa ou partidária, comprometendo gravemente a neutralidade e a integridade da imagem do clube perante seus sócios e a sociedade”.
Caso o pedido de arquivamento do caso não seja atendido, o Executivo terá o prazo de dez dias para apresentar defesa, com risco de sofrer sanções administrativas.