O Santa Cruz voltará a disputar uma competição nacional no próximo domingo (20), quando enfrenta o Treze/PB, em Campina Grande, na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro. A partida trará fim a um amargo jejum para o clube coral. Isso porque desde 2023 a equipe tricolor não disputa uma competição nacional.
CBF divulga tabela da Série D com estreia do Santa Cruz marcada para o dia 20

O jejum incômodo de 637 dias teve início em 23 de julho de 2023, quando foi derrotado pelo Iguatu/CE, fora de casa, por 1×0. Resultado que sacramentou a eliminação do clube ainda na primeira fase da Série D daquele ano. A campanha ruim no Pernambucano daquele ano, passando em 5° lugar na primeira fase e caindo nos pênaltis para o Petrolina nas quartas de final deixou a situação do clube ainda pior.
William Júnior celebra chegada ao Santa Cruz e comenta disputa por vaga na equipe
Isso porque com a eliminação no Estadual, o clube não garantiu vaga na Série D do ano seguinte, deixando o cenário do clube bem complicado. Em 2024, o Santa Cruz disputou apenas o Campeonato Pernambucano e não disputou nenhuma competição no segundo semestre. A temporada coral encerrou em 16 de março de 2024, após cair nos pênaltis para o Sport nas semifinais. Porém, com um alento, o clube conseguiu atingir o objetivo de disputar a Série D em 2025.
Santa Cruz dá passo importante para a negociação da SAF
Nesta temporada, foi muito bem na primeira fase do Estadual. Encerrou na liderança com 20 pontos e garantiu vagas na Copa do Brasil competição que ficou fora nos últimos dois anos e Série D de 2026 caso não consiga o acesso na divisão nacional este ano. Porém, nas semifinais, perdeu os dois jogos para o Sport.
Agora o foco é total na disputa da Série D do Brasileiro. Momento que o torcedor coral aguarda com ansiedade e esperança que aconteçam dias melhores para o Tricolor do Arruda.