O Sport venceu o Retrô nos pênaltis e garantiu o tricampeonato estadual nesta quarta-feira (02), na Ilha do Retiro. Este foi o 45° título pernambucano da história do Leão. A conquista é a primeira do treinador português Pepa dentro do futebol profissional. O segundo objetivo alcançado pelo comandante no clube.
Em 2024, o treinador foi contratado para substituir Guto Ferreira, com a missão de conseguir o retorno para a Série A do Brasileirão. A mesma elite do futebol brasileiro que Pepa havia disputado em sua primeira passagem no Brasil em 2023, quando comandou o Cruzeiro. E o objetivo foi alcançado com uma dose de emoção na última rodada, quando a equipe precisava vencer o Santos e torcer por tropeço de um dos adversários diretos na briga pela vaga. Combinação que aconteceu.
Sport Tricampeão Pernambucano depois de disputa de pênaltis

O título contra o Retrô também veio com dose de emoção. Após abrir o placar, o Leão tomou o empate na primeira etapa e a expulsão de Sérgio Oliveira no segundo tempo tornou o jogo em um drama, que ficou ainda maior após o gol de falta de Fernandinho, virando o jogo para a Fênix.
Nos pênaltis, o Leão levou a melhor ao converter as cobranças e ver Lucas Grafite acertar o travessão e Caíque França defender a cobrança de Diego Guerra para garantir mais uma taça para a galeria rubro-negra.
Ao final do jogo, em entrevista após a partida para a Rádio Jornal, Pepa falou sobre a primeira conquista da carreira como treinador.
“Sentimento de grande orgulho. Foi com muito sofrimento, não estávamos a espera, mas serve de aprendizado. O mais importante é o título. É o tri (campeonato), são 45 ali ao invés de 44 (títulos estaduais) e seguimos o nosso caminho. É um orgulho enorme, cheguei há sete meses e são dois objetivos que tinha em mente, e eu estou agradecido ao Sport por essa oportunidade”.
Após a conquista do título estadual, o Sport volta o foco para o Brasileirão, principal objetivo da temporada. O próximo jogo será no domingo (06), às 18h30, contra o Palmeiras, na Ilha do Retiro.