Após as cenas de violência protagonizadas por membros das organizadas de Santa Cruz e Sport neste sábado (01), horas antes do Clássico das Multidões, que aconteceu no estádio do Arruda, a governadora Raquel Lyra realizou uma reunião com representantes do Ministério Público de Pernambuco e do Judiciário para elaborar medidas visando coibir novas situações deste modo.
Em entrevista coletiva, a governadora confirmou que a decisão sobre os jogos sem a presença de publico seria colocada em portaria extraordinária no Diário Oficial, e ressaltou a necessidade de realizar o cadastramento biométrico dos torcedores.
“Vimos hoje, no Recife, cenas lamentáveis de algo que não representa o sentimento de quem ama o esporte em Pernambuco. Pessoas vestidas de torcedores estavam praticando ações criminosas, colocando um sentimento de terror na cidade. Foram cenas de selvageria e de barbárie que não são toleradas no nosso Estado. Saímos com deliberações concretas, que se expressam através de recomendação do Ministério Público para a Federação Pernambucana de Futebol e os dois clubes, proibindo, pelos próximos cinco jogos, envolvendo o Sport e o Santa Cruz, a presença de torcida dentro do estádio”, disse a governadora Raquel Lyra.
Além da governadora Raquel Lyra, também marcaram presença na reunião o desembargador Mauro Alencar do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Procurador-Geral de justiça do Estado, José Paulo Xavier.
De acordo com balanço realizado pela Secretaria de Defesa Social, 14 pessoas foram detidas por violência, após incidentes registrados nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena.
“Precisamos punir aqueles que querem brigar. Nós iremos apurar os fatos. Temos imagens e já estamos identificando os envolvidos para que respondam. Também precisamos ter o controle daqueles que compram o ingresso e acessam o estádio, o que precisa ser feito em colaboração com os clubes”, afirmou Alessandro Carvalho.
Ainda de acordo com o balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS), doze pessoas ficaram feridas e nove delas precisaram ser internadas no Hospital da Restauração, na área central do Recife.