O brasileiro Vinícius Jr. venceu o prêmio The Best e foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA nesta terça-feira (17). A premiação aconteceu nesta tarde, em Doha, no Catar.
Na última temporada pelo Real Madrid, o atacante brasileiro fez 39 partidas, marcou 24 gols e deu nove assistências. Conquistou dois títulos: o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões. Vini decidiu várias partidas e teve ótimas performances.
O atacante nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, é o primeiro brasileiro a receber a premiação da FIFA desde 2007, quando Kaká recebeu a premiação.
Neste ano, o atleta perdeu a Bola de Ouro para Rodri, volante espanhol que atua no Manchester City. O atacante brasileiro, na ocasião, ficou na 2° colocação. A decisão gerou críticas e descontentamento no Real Madrid, que não marcou presença na premiação.
Ver essa foto no Instagram
Outros Brasileiros foram premiados
Vinícius Jr. não foi o único brasileiro premiado nesta tarde, em Doha. A brasileira Marta recebeu a primeira edição do prêmio que leva o seu nome por um belo gol marcado na vitória por 4×0 em amistoso contra a Jamaica, que aconteceu na Arena de Pernambuco. O prêmio elege o gol mais bonito da temporada e recebeu o nome Marta em homenagem a atleta brasileira.
Ver essa foto no Instagram
O volante Thiago Maia, do Internacional, recebeu o prêmio de Fair Play, pela ajuda durante as pessoas e animais durante a enchente que ocorreu no Rio Grande do Sul. O atleta foi uma das pessoas voluntárias para ajudar a resgatar as pessoas. Um vídeo onde carrega uma senhora nas costas dentro da água viralizou na época.
Ver essa foto no Instagram
O garoto Gui, torcedor do Vasco foi escolhido como torcedor do ano no The FIFA Fan Award. Gui tem 10 anos e possui uma doença rara, a epidermólise bolhosa. Ele ficou conhecido em 2023, após sua mãe compartilhar um vídeo no qual se reencontrava com o filho após ele ficar um período em coma induzido. Após isso, ele recebeu a visita dos atletas do Vasco, passou a frequentar os jogos do time e ganhou o carinho de várias torcidas pelo país.