Por Edson Junior
O Sport enfrentou o Santos neste domingo (24), na Ilha do Retiro, pela última rodada da Série B. O Leão precisava vencer e torcer por tropeço de Mirassol, Novorizontino ou Ceará.
Dentro de campo, Lucas Lima chamou a responsabilidade e marcou dois gols para o Leão, Wendel Silva diminuiu para o Peixe. Fora de campo, os resultados ajudaram. O Novorizontino perdeu para o Goiás e o Ceará ficou no empate com o Guarani em Campinas. Apenas o Mirassol venceu a Chapecoense.
Com isso, Santos, Mirassol, Sport e Ceará garantiram o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Primeiro Tempo
O Sport iniciou dominando a partida, tendo maior posse de bola e marcando a saída de bola do Santos. O primeiro chute foi aos três minutos com Fabrício Domínguez, mas não levou perigo. Aos 10, Lucas Lima recebeu na ponta direita da grande área e finalizou, a bola passou com perigo ao lado direito da meta de Gabriel Brazão. O Leão seguiu pressionando o Peixe. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Fabrício Domínguez que finalizou em cima do goleiro santista.
A primeira chegada do Santos aconteceu aos 28 minutos. Dalbert vacilou na saída de bola, Miguelito avançou e rolou para Wendel Silva que finalizou, mas Chico conseguiu desviar para fora. Aos 31, falta para o Peixe. Na cobrança, Otero pegou mal na bola, que saiu pela lateral.
O Sport tentou mais uma vez aos 33 minutos. Lucas Lima recebeu passe de Tití Ortiz dentro da área, girou e bateu, mas a bola saiu por cima do gol.
O Santos chegou ao ataque aos 38 minutos. Otero recebeu pelo lado esquerdo e arriscou de fora da área, mas Caíque França fez uma tranquila defesa.
Aos 41 minutos, falta perigosa para o Sport. Na cobrança, Lucas Lima acertou Lenny Lobato e na sobra Dalbert chutou forte, passou à frente da meta do goleiro Gabriel Brazão.
O Leão abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo. Fabrício Domínguez foi derrubado na área por Sandry. Na cobrança, aos 49 minutos, Lucas Lima bateu no meio do gol e balançou as redes. 1×0.
Ver essa foto no Instagram
Segundo Tempo
O primeiro lance foi do Santos. Em cobrança de falta no primeiro minuto, Otero jogou na área e Luan Peres desviou de cabeça, mas a bola passou por cima do gol, sem perigo. Aos sete, Otero arriscou de fora da área, mas Caíque França fez a defesa tranquila.
O Leão respondeu aos nove minutos. Lucas Lima levantou a bola na área, e após desvio da zaga, a bola sobrou para Dalbert que chutou forte e obrigou Gabriel Brazão a fazer uma boa defesa. Aos 13 minutos, novamente o Leão. Após cobrança de escanteio, a zaga não conseguiu cortar bem e a bola sobrou para Fabinho que finalizou mal e mandou para fora.
Aos 18 minutos, o Sport ampliou o placar. Lenny Lobato foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para a área. Lucas Lima bateu no canto direito de Gabriel Brazão. 2×0.
Ver essa foto no Instagram
O Sport teve um gol anulado aos 23 minutos. Após cobrança de falta, um bate-rebate, Diego Pituca tentou cortar e acabou jogando contra o próprio patrimônio, porém Rafael Thyere estava impedido e participou da jogada.
O Santos diminuiu o placar aos 30 minutos. Otero levantou bola na área, João Basso desviou e Wendel Silva cabeceou para o fundo das redes. 2×1.
Aos 38 minutos, Julián Fernández arriscou de fora da área para o gol e a bola bateu no braço do marcador santista dentro da área. Após ser chamado no VAR, o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Barletta bateu e Gabriel Brazão pegou, no rebote, a zaga conseguiu fazer o corte. Aos 44, Chrystian Barletta invadiu a área e finalizou tirando do goleiro, mas a bola foi para fora. Na reta final, o Sport conseguiu se segurar e garantiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
Ficha Técnica
Sport
Caíque França; Igor Cariús (Palacios), Rafael Thyere, Chico e Dalbert (Felipinho); Julián Fernández, Fabrício Domínguez (Fabinho) e Tití Ortiz (Wellington Silva); Lucas Lima (Gustavo Coutinho), Lenny Lobato e Chrystian Barletta. Técnico: Pepa
Santos
Gabriel Brazão; Hayner (JP Chermont), João Basso, Luan Peres e Souza (Rodrigo Ferreira); Tomás Rincón (Luca Meirelles), Sandry e Diego Pituca; Miguelito (Laquintana), Otero e Wendel Silva. Técnico: Leandro Zago
Gols: Lucas Lima 48 / 1°T (SPO); Lucas Lima 18 / 2°T (SPO); Wendel Silva 30 / 2°T (SAN)
Cartões Amarelos: Fabrício Domínguez, Julián Fernández (SPO); Miguelito, Diego Pituca, Hayner, Wendel Silva (SAN)
Arbitragem
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistente N°1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA-RJ)
Assistente N°2: Carlos Henrique Alves (RJ)
Quarto Árbitro: Deborah Cecília Cruz Correia (FIFA-PE)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR FIFA-RS)
AVAR: André da Silva Bittencourt (RS)