Por Edson Junior
Entrando na disputa como independente por não se colocar como situação ou oposição, o candidato Alexandre Asfora fez o lançamento da sua chapa “Gestão e Paixão pelo Náutico” na última terça-feira (31), em um restaurante na zona norte do Recife. O seu candidato a vice é Diego Rocha.
Eleições do Náutico: Bruno Becker é escolhido como candidato temporário pela chapa de oposição
Asfora revelou que tem interesse em trabalhar com nomes que integram a atual gestão, como Luiz Gayão e Luiz Felipe Figueiredo que será responsável pela transição do clube para a SAF, em caso de vitória nas urnas.
Em entrevista, o candidato Alexandre Asfora revelou uma conversa com Plínio Albuquerque, que apoiava o grupo de oposição, que definiu como uma conversa de amigos.
“Tomei um café com ele hoje a tarde, batemos um papo. Acredito que é um momento de união. Plínio não está mais no grupo de Aluísio, e a gente conversou para ver se existe uma sinergia de ideias. Nada foi decidido, foi uma conversa de amigos e vamos ver se evolui para alguma coisa mais sólida. Mas eu acredito que seja o momento de unir todas as pessoas que querem o melhor do Náutico”.
O candidato também falou sobre a conversa que teve com Edno Melo que também disputa o pleito alvirrubro, e afirmou que não foi falado sobre a possibilidade do ex-presidente retirar a candidatura para apoiar o seu grupo.
“A gente teve uma boa conversa, somos favoráveis a SAF, temos várias coisas em comum, o nome de Luiz Felipe, de Luiz Gayão. Então a gente tem características parecidas na forma de gerir, uma coisa ou outra que a gente discorda. Mas não houve ainda essa conversa de ele retirar (a candidatura), muito menos me apoiar. Foi mais uma troca de ideias”.
Aluísio Xavier tem candidatura impugnada pela Comissão Eleitoral do Náutico
Sobre o futebol, afirmou que pretende contar com Gilberto Correia como VP de futebol e manter Rodolpho Moreira dentro da diretoria de futebol em sua gestão caso seja eleito.
“A gente vem dialogando com Gilberto Correia para ser o vice presidente de futebol, que não é remunerado, ele vai nortear a contratação de um ou dois executivos de futebol, que a gente está avaliando, para junto com Rodolpho Moreira definir o perfil de treinador que a gente vai buscar para iniciar o ano de 2024. E daí a montagem do elenco. Temos oito jogadores com contrato, quatro jogadores na mira de contratação e oito na base no período de transição. É pouco, precisamos acelerar o processo de reestruturação, mas precisamos aguardar a eleição”.
Os quatro jogadores citados são atletas que integraram o elenco em 2023 e podem renovar contrato. Casos dos laterais Diego Matos e Rennan Siqueira e os atacantes Maxwell e Ribamar. Alexandre afirma que são nomes que interessam.
“São nomes especulados, chequei a veracidade da informação. São jogadores que interessam, não sei como está a situação (das negociações), vou precisar que Gilberto Correia se vier a fechar esse cargo de VP de futebol faça o encaminhamento. Não vou me envolver diretamente com futebol, vou dar meios para que o nosso VP de futebol faça”.
A eleição alvirrubra acontecerá no dia 12 de novembro, na sede do clube, nos Aflitos. Três chapas estão inscritas para a disputa do pleito.