Por Edson Junior
O Náutico recebeu um convite oficial da Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Porém a condição para o clube alvirrubro aderir é o retorno para a Série B do Campeonato Brasileiro. Foi a condição imposta. A informação foi divulgada inicialmente pelo NE45.
Náutico: Reunião do Conselho Deliberativo define antecipação das eleições e Comissão Eleitoral
O clube enxerga o convite como uma alternativa, já que atualmente faz parte da Liga Forte Futebol (LFF), onde é um dos fundadores, porém por estar na Série C teve a venda dos seus 20% das cotas comerciais por 50 anos a partir de 2025 avaliado em R$ 10 milhões. Os dirigentes alvirrubros não ficaram satisfeitos e consideram os valores injustos com base nos critérios da LFF.
Através de rede social, Matheus Carvalho se despede do Náutico: “Fica aqui meu pedido de desculpas”
Náutico anuncia venda de 50% dos direitos econômicos de Júlio ao Maringá
Tanto LFF quanto a Libra buscam reorganizar os direitos de transmissão de uma maneira mais justa, assim como acontece nos campeonatos europeus como a Premier League, da Inglaterra.
Atualmente, 17 clubes fazem parte da Libra:
Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Santos, Bahia, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Vitória, Ponte Preta, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Sampaio Corrêa e ABC.
A LFF é composta por 21 clubes:
Athletico-PR, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense e Vila Nova.