Por Edson Junior
O meia atacante João Peglow foi apresentado oficialmente pelo Sport após um mês do anúncio de sua contratação. Isso porque o atleta cumpriu uma punição de oito jogos recebida quando ainda atuava na Ucrânia que acabou atrasando os planos do clube e do atleta. O jogador recebeu uma punição de oito jogos, o primeiro foi cumprido ainda quando atuava no Dnipro e as outras sete partidas foram cumpridas no Sport.
Sport: Enderson Moreira mostra cautela com projeção de pontuação visando o acesso
O executivo de futebol Jorge Andrade, afirmou que o clube possuía convicção no atleta apesar da punição, e havia confiança nos bastidores de que a pena não seria internacionalizada. Porém, o caso de manipulação de jogos do futebol brasileiro mudou o cenário.
“A CBF fez um acordo com a FIFA para que essas punições fossem internacionalizadas e aconteceu no momento que o Peglow veio”, disse Jorge Andrade.
“A gente tinha a informação de que esse tipo de penalização não era internacionalizada até então. Tinha informação de várias jurisprudências de que teria a reversão. A gente entrou com esse pedido e para nossa surpresa mudou o entendimento em função do problema das casas de aposta, dos jogadores que estavam sofrendo punições e saindo do país”, enfatizou.
Peglow também relembrou sobre a punição, também estava confiante que poderia reverter o caso e conseguir uma liberação, mas foi surpreendido pela decisão do STJD.
“Pegou de surpresa sim. Eu sai de lá sabendo que ia ter uma punição, mas como eu vinha conversando com todo mundo, achávamos que conseguiríamos converter. Foi uma surpresa para todos o meu caso chegar na Fifa”.
“O lance, em si, não teve nada de mais. Não agredi ninguém. Eu tive muita ajuda do Staff, eles me ajudaram muito para seguir focado enquanto estive fora. Seguiram me incentivando durante os dias”.
Acertado com o Bahia, Luciano Juba fará apenas três jogos com a camisa do Sport
O atleta chegou a viajar para Goiânia com o grupo para o jogo contra o Atlético-GO, porém acabou sabendo horas antes que não poderia estar em campo por conta da punição.
“Eu viajei para Goiânia, eu ia jogar, então ficamos sabendo duas horas antes do jogo que não poderia atuar, então foi um baque, estava muito ansioso para poder jogar. Botei na cabeça: vamos esperar que a hora certa vai chegar, e de novo não pude jogar. Então pensei: vou ficar negativo, esperar acabar a suspensão, se não a cabeça atrapalha”.
Número escolhido: Peglow vai usar a camisa 7️⃣7️⃣ no Leão! pic.twitter.com/s9q8grEOMj
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 8, 2023
Questionado sobre a possibilidade de substituir Luciano Juba, o atleta deixou ao critério do treinador Enderson Moreira.
“O Luciano Juba é um grande jogador, uma grande pessoa, e se for embora, desejo tudo de bom. Mas acho que o Sport não é só um jogador. Temos o Love também, e todos são importantes para o clube”, afirmou.
“Se o professor achar que eu posso encaixar naquele setor do campo, estou aqui para ajudar. Eu gosto de mostrar em campo, não gosto muito de ficar falando. O que eu tenho a dizer, é que eu vou me entregar muito em campo”, concluiu.
Peglow estará à disposição do treinador Enderson Moreira para a próxima partida do Leão contra o Tombense, na próxima sexta-feira (11), às 21h30, em Muriaé pela 23° rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Oficialmente apresentado! Seja bem-vindo, Peglow. Vamos juntos nesta caminhada rumo ao acesso! 👊 pic.twitter.com/JzKsZxBfWY
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 8, 2023