Por Edson Junior
O Santa Cruz vive um momento difícil. Após a derrota para o Iguatu que selou a eliminação precoce na fase de grupos da Série D, o clube terá o pior hiato de inatividade em sua história. Algo que compromete o futuro do clube.
Santa Cruz faz partida apática, perde para o Iguatu e está eliminado da Série D
Após a eliminação, o calendário coral em 2023 foi encerrado ainda no mês de julho, com isso, aguarda o início da temporada 2024 para retornar aos gramados. A equipe tem garantido para a próxima temporada apenas a disputa do Campeonato Pernambucano e a seletiva da Copa do Nordeste 2024.
“Estou à disposição”, afirma Evaristo Piza sobre permanecer no Santa Cruz para 2024
Em 2009, quando também disputou a Série D, a equipe ficou 157 dias sem atuar, número que pode ser maior na próxima temporada caso a equipe não dispute a Série D. Para que esta situação não ocorra, o clube torce para que o Retrô consiga o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Com isso, o Tricolor do Arruda herdaria a vaga que a Fênix conquistou via estadual para a próxima edição da Quarta Divisão. Levando em consideração que o Santa Cruz volte a atuar no primeiro fim de semana de janeiro, serão pelo menos 167 dias sem jogos.
Se o Retrô não conseguir o acesso, a temporada 2024 pode acabar no mês de abril, após o Estadual, que deixaria o clube por mais oito meses sem atividades, com o clube buscando boa campanha na próxima edição do Pernambucano para garantir vaga na Série D de 2025.
Considerando os jogos do Estadual e Seletiva do Nordestão, são treze jogos garantidos em 2024, se os formatos das duas competições forem mantidos. Nesta temporada, disputou 39 partidas entre Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste (Seletiva e fase de grupos), Copa do Brasil e Série D com 13 vitórias, 16 empates e 10 derrotas.