Por Edson Junior
O Santa Cruz enfrentou o Iguatu neste domingo (23), no estádio Morenão, pela 14° rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe coral precisava vencer o seu jogo e torcia para uma derrota de Potiguar ou Pacajus. O Pacajus perdeu para o Campinense, porém o Tricolor do Arruda não conseguiu fazer sua parte e foi derrotado pelo já eliminado Iguatu por 1X0.
Com o resultado, o Santa Cruz está eliminado da competição e torce para que o Retrô consiga o acesso para a Série C, para que possa disputar a próxima edição da Série D. Já o Iguatu, ainda disputa nesta temporada a Taça Fares Lopes, competição cearense que dá vaga na Copa do Brasil 2024.
Primeiro Tempo
O Santa Cruz iniciou a partida tentando ter mais a posse da bola. Porém o primeiro lance de ataque foi do Iguatu. Talisson Calcinha levantou na área e Dudu Ferraz afastou o perigo, na sequência da jogada ocorreu falta para a equipe cearense. Aos 5, Pedrinho cobrou falta na área mas Max Oliveira não conseguiu alcançar. No lance seguinte, Talisson Calcinha cruzou na área, Michael saiu mal, mas Rhuan Rodrigues afastou o perigo.
Aos 7 minutos, o Iguatu abriu o placar. Em um cochilo da zaga tricolor, Otacílio aproveitou lançamento, invadiu a área e bateu na saída do goleiro Michael. 1×0.
#SérieD – 1ºT | ⌚ 07' | Iguatu 1×0 Santa Cruz
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) July 23, 2023
Um minuto depois, a primeira chegada do Santa Cruz. Maranhão partiu pela direita, cruzou na área e Chiquinho dentro da área pegou de primeira. A bola ainda quicou, mas Geferson fez ótima defesa, evitando o empate da equipe coral.
Aos 14 minutos, nova chegada do Iguatu. Otacílio cruzou na área, mas ninguém aproveitou o lance. Dois minutos depois, Dedeco chutou de fora da área e Michael fez a defesa em dois tempos.
Aos 18 minutos, o Santa Cruz chegou ao ataque. Iago Silva avançou bem e tentou ganhar na velocidade na entrada da área, mas Geferson saiu e fez a defesa. Aos 21, Rhuan cobrou lateral na área, Chiquinho dominou de costas para o gol e tentou o chute, mas a bola foi para fora.
Aos 29, Rhuan Rodrigues sofreu falta no campo de ataque. Na cobrança, Chiquinho cobrou direto para o gol, mas a zaga do Iguatu conseguiu afastar o perigo. O Santa Cruz tinha mais volume de jogo, porém não conseguia encontrar espaço no campo ofensivo.
O Iguatu chegou aos 34 minutos. Talisson Calcinha cruzou na área, Rhuan Rodrigues antecipou e conseguiu desviar de cabeça para a defesa de Michael. Luís Soares só esperava a bola para empurrar para o gol. Um minuto depois, Pedrinho arriscou de fora da área, a bola quicou e Michael fez boa defesa.
Aos 40 minutos, falta para o Santa Cruz. Fabrício levantou na área, mas após desvio a bola ficou tranquila para o goleiro Geferson fazer a defesa. Aos 45, bom contra ataque tricolor, Matheus Alessandro acionou Maranhão, que invadiu a área, deu o corte no zagueiro, mas o passe para Chiquinho na entrada da área foi ruim. Aos 50, Chiquinho cobrou escanteio fechado e Geferson conseguiu afastar de soco.
Segundo Tempo
Aos 4 minutos, o Santa Cruz foi para o ataque. Fabrício arriscou um chute de fora da área, a bola passou com perigo e foi para fora.
Dois minutos depois, o Iguatu respondeu com perigo. Luís Soares recebeu cara a cara com Michael e finalizou. O goleiro coral fez um milagre e evitou o segundo gol da equipe cearense. O Santa Cruz perdia a posse da bola no meio campo e o Iguatu não conseguia aproveitar as chances.
Aos 16, escanteio para o Santa Cruz. Fabrício jogou na área mas a zaga do Iguatu conseguiu fazer o corte e afastar o perigo. O Santa Cruz perdeu uma chance incrível aos 22 minutos. Em cobrança de falta, Chiquinho rolou para Maranhão, que devolveu para o camisa 10. O meia levantou na área, o goleiro Geferson saiu mal e a bola sobrou para Ítalo Henrique que chutou para fora.
Aos 24, o Iguatu chegou com perigo. No primeiro lance, Ítalo Silva salvou quase em cima da linha, a bola voltou para Pedrinho que chutou no ângulo e Michael fez a defesa. Um minuto depois, o Santa Cruz respondeu com perigo. Emerson Galego recebeu lançamento e bateu forte para o gol, a bola explodiu na trave.
O Santa Cruz chegou aos 33, Ítalo Silva jogou a bola na área, a zaga do Iguatu afastou mal e Marcelinho chutou muito mal por cima do gol, desperdiçando uma boa chance. Três minutos depois, Dayvid chutou de fora da área, mas pegou muito mal e mandou para fora.
Aos 37, chegou o Iguatu. Caxito recebeu na área, disputou com Guedes, e o zagueiro da equipe coral conseguiu afastar o perigo. Três minutos depois, a equipe cearense teve grande chance de ampliar o placar. Pedrinho entrou cara a cara com Michael mas chutou fraco, facilitando a defesa do goleiro tricolor.
Fim de jogo.
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) July 23, 2023
Ficha Técnica
Iguatu
Geferson; Talisson Calcinha, Regineldo, Júlio Nascimento e Max Oliveira; Guidio, Thalisson Silva (Tailson), Dedeco (Daniel) e Pedrinho; Alisson Araçoiaba (Caxito) e Otacílio Marcos (Luís Soares), (Zé Lopes).
Santa Cruz
Michael; Rhuan Rodrigues, Dudu Ferraz, Guedes e Marcus Vinícius (Ítalo Silva); Wagninho (Emerson Galego), Fabrício (Dayvid) e Chiquinho (Marcelinho); Matheus Alessandro, Maranhão e Iago Silva (Ítalo Henrique).
Gol: Otacílio Marcos 7/1°T (IGU)
Cartões Amarelos: Pedrinho, Thalisson Silva, Guidio, Talisson Calcinha(IGU); Dudu Ferraz, Wagninho, Ítalo Henrique, Matheus Alessandro (STA)
Arbitragem
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistente Nº1: Wesley Rodrigues Miguel (CE)
Assistente Nº2: Tiago Castro e Silva (CE)
Quarto árbitro: Renato Pinheiro (CE)