Por Felipe Holanda
O duelo entre Sport x Guarani, na Ilha do Retiro, traz ótimas lembranças ao torcedor rubro-negro. Em especial, o título do Campeonato Brasileiro de 1987, quando o Leão venceu por 1 x 0 — partida só aconteceu em 1988 — e se sagrou campeão nacional pela primeira vez em sua história.
O Blog do Júnior Medrado listou três jogos marcantes entre Sport e Bugre na Praça da Bandeira, abordando fichas técnicas, vídeos, e muito mais. Confronto acontece nesta quinta-feira (28), pela 21ª rodada da Segundona, na estreia de Claudinei Oliveira. A direção rubro-negra, inclusive, trata a partida como uma espécie de “virada de chave” do time na Segundona.
Sport x Guarani: onde assistir, escalações e outras informações do confronto pela Série B
Sport 1 x 0 Guarani – final do Campeonato Brasileiro de 1987
A tarde/noite de sete de fevereiro de 1988 ficará para sempre na memória do torcedor leonino. Após polêmicas envolvendo outros clubes, principalmente o Flamengo, o Sport recebeu o Bugre no jogo que marcou o título do Brasileiro de 1987. O herói daquele domingo ensolarado na Ilha do Retiro foi o zagueiro Marco Antônio, autor do único gol do confronto, de cabeça.
Após o apito final, o jogo seguiu para os tribunais, com o rubro-negro carioca tentando a invalidar a conquista do Leão. O Fla chegou a recorrer em várias instâncias, mas a CBF, órgão máximo do futebol nacional, declarou a equipe da Praça da Bandeira como único campeão do Brasileiro de 1987.
FICHA DO JOGO
SPORT: Flávio; Betão, Estevam, Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Rogério, Zico e Ribamar (Augusto); Robertinho, Nando e Neco. Técnico: Jair Picerni.
GUARANI: Sérgio Neri, Gil Baiano, Luciano, Ricardo Rocha e Albéris; Paulo Isidoro, Nei (Carlinhos) e Boiadeiro; Catatau (Mário Maguila), Evair e João Paulo. Técnico: José Luiz Carbone.
Local: Adelmar Costa Carvalho (Ilha do Retiro) – Recife
Data: 07/02/1988
Gol: Marco Antônio aos 19 min
Público: 26.282 pagantes
Renda: Cz$ 4.905.000,00
Árbitro: Luís Carlos Félix Ferreira (RJ)
Assistentes: João Batista Byron (RJ) e Luiz Antônio Barbosa Lima (RJ)
De volta ao Sport, Claudinei Oliveira vai em busca de terceiro acesso na carreira
Sport 1 x 0 Guarani – Brasileirão Série B de 2005
Os primeiros passos de um ídolo. A vitória magra do Sport por 1 x 0 sobre o Bugre marcou o primeiro jogo de Magrão com a camisa rubro-negra. Na época ainda pouco conhecido, demonstrava certa instabilidade debaixo das traves, mas depois virou ícone do clube. E o resto é história.
No campo, o autor do único gol do jogo foi Fabiano Gadelha, que saiu do banco de reservas para dar a vitória ao Leão já próximo dos 40 minutos do segundo tempo.
FICHA DO JOGO
SPORT: Magrão, Felipe, Sandro, Léo Oliveira (Romildo, 9 min. 1o.t) e Marquinhos; Ramalho, Leânderson (Bibi, intervalo), Cleiton Xavier (Fabiano Gadelha, 12 min. 2o.t) e Éder; Adriano Chuva e Vinícius. Técnico: Zé Teodoro.
GUARANI: Fernando, Alemão, Fábio Braz, Paulo André e Adalto; Marcos Paulo, Careca (Alê, 24 min. 2o.t), Umberto e Alexandre Salles (Catatau, 36 min. 2o.t); Wagner e Mendes (Mariano, intervalo). Técnico: José Carlos Serrão.
Local: Adelmar Costa Carvalho (Ilha do Retiro) – Recife
Data: 27/05/2005 (Sexta-feira)
Gol: Fabiano Gadelha, aos 38 minutos do 2º tempo
Público: 9.843 (8.519 pagantes e 1.324 não pagantes)
Renda: R$ 58.224,00
Árbitro: Antônio Cipriano de Almeida (RN)
Assistentes: Eduardo Lincoln Neves (RN) e José Getúlio de Moura (RN)
Sport 8 x 1 Guarani – Brasileirão Série B 2006
Goleada em gênero, número, e grau. O Sport aplicou um verdadeiro chocolate no Guarani em 2006, quando foi empilhando gols e fez 8 x 1. O herói da partida foi o atacante Adriano Magrão, que anotou cinco. O jogo também ficou marcado pela ressureição do atacante Marco Antônio, encerrando a seca após cobrança de pênalti, na qual ele precisou cobrar duas vezes.
FICHA DO JOGO
SPORT: Magrão, Marcos Tamandaré (Ticão, 12 min. 2o.t), Du Lopes, Durval e Bruno (Serginho, intervalo); Hamilton, Everton, Fumagalli e Welington (Hêider, 23 min. 2o.t); Marco Antônio e Adriano Magrão. Técnico: Givanildo de Oliveira.
GUARANI: Fernando, Mariano, Danilo Silva, Felipe e Daniel (Parral, 29 min. 2o.t); André Conceição, Kadu, Deyvid e Danilo (Juliano, 31 min. 1o.t); Edmílson e Alex Afonso (Tuta, 27 min. 2o.t). Técnico: Carlos Gainete Filho.
Local: Adelmar Costa Carvalho (Ilha do Retiro) – Recife/PE
Data: 19/08/2006 (Sábado)
Gols: Adriano Magrão, aos 2 do 1º tempo, e aos 6, 11, 25 e 39 do 2º; Fumagalli, aos 12 minutos do 1º tempo e aos 22 do 2º; Marco Antônio aos 37 do 1º tempo e Edmilson aos 41 do 2º.
Público: 12.266 (10.977 pagantes e 1.289 não pagantes)
Renda: R$ 83.328,00
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido (BA)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e José Raimundo Dias da Hora (BA)